Wordwall: Criando jogos educativos

Durante a pandemia de COVID-19, professores em todo mundo tiveram que se reinventar para manter contato, acolher e continuar ensinando seus alunos. Eu não fugi a regra! 

Em 2021, estava lecionando a distância uma turminha de 1° ano do ensino fundamental. Como era minha primeira turma de ensino fundamental como professora regente, estava preocupada em desenvolver o interesse da turma nas aulas. O corpo docente e a equipe pedagógica da unidade de ensino onde eu estava lotada foram fundamentais nesse momento. Com paciência e gentileza me atualizaram, me ensinaram a usar a plataforma virtual escolhida pelo município para realizar as aulas e me explicaram que havia uma ferramenta que os ajudava muito a tornar alguns dos conteúdos divertidos, interativos e a ensinar de forma lúdica suas turmas. Essa ferramenta é o WORDWALL.NET. Nesse website é possível, de maneira rápida e simples construir jogos interativos com o conteúdo (perguntas, respostas, frases, imagens) que desejar.

No link abaixo você verá um exemplo de jogo da memória virtual. 

https://wordwall.net/resource/30358376/monstrinhos-n%c3%bameros-de-0-a-9 

O jogo, é claro, como todo jogo da memória, consiste em encontrar pares iguais, nesse caso de números em forma de monstrinhos que estão virados, por assim dizer, na tela. Esse jogo em específico, eu criei como OVA (Objeto Virtual de Aprendizagem) para uma das minhas disciplinas semestrais no curso de Pedagogia.  


O website tem inúmeros jogos que podem ser construídos com o tema que desejar. Alguns exemplos são caça-palavras, tiro ao alvo, forca, complete a frase, roleta, entre outros.

Como quem ajuda professor nem é gente, é anjo, (rsrs) fiz minha boa ação do dia e compartilhei essa dica incrível com vocês! Experimentem!





Comentários

  1. Iniciativa fora da costumeira padronização do ensino tradicional sujeita a crítica obtusa, Sua certeza deve prevalecer.

    ResponderExcluir
  2. Aprender brincando sempre será mais prazeroso. Acredito que de uma eficácia ainda mais duradoura.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhar com jogos ainda é um desafio na educação!! Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim uma das melhores metodologias.
    Envolve a criança e traz o aprendizado pro mundo dela além de tornar agradável e interessante aprender

    ResponderExcluir
  5. Precisamos urgente se apropriar desses recursos como estratégia pedagógica. A pandemia nos trouxe caminhos novos e possíveis. Aprendemos e nos reiventamos!

    ResponderExcluir
  6. E uma maneira rápida e agradável para crianças aprendendo e se divertindo! Particularmente trabalhei numa casa o de tinha um menino autista e esse método realmente é eficaz👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa forma de ensino, acredito que as crianças se divertem enquanto aprendem , e provavelmente adoram essa forma de ensinamentos

    ResponderExcluir
  8. Acredito muito no processo de construção de atividades envolvendo as crianças. Eles sempre nos ensinam e surpreendem positivamente ! Dando oportunidade todos crescem !

    ResponderExcluir
  9. Poxa q interessante...muito maneiro, amei ..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Wanessa Cavalcante, muito prazer!

Práticas de Letramento