Wanessa Cavalcante, muito prazer!


"Nasci e fui criada na cidade de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Sou a mais velha de três irmãs professoras, graças a influência de nossa mãe (ela não era professora, mas ensinava muito bem e acredito que se pudesse, seria). 

O DESPERTAR DA PROFESSORA EM MIM. Desde pequena, minhas irmãs e eu, reuníamos as crianças do bairro para fazer, aos sábados e no nosso quintal, nossa 'escolinha'. Nela preparávamos atividades pedagógicas e mediávamos a realização delas com as mais ou menos dez crianças que eram parte do nosso círculo social. Mal sabíamos que estávamos encenando nosso futuro.

Embora tenha cursado a Educação Infantil e quase todo o Ensino Fundamental I na rede privada de ensino (até o 4° ano), todo meu Ensino Fundamental II foi na rede pública de ensino. Inclusive estudar em instituições de ensino como CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) e Instituto de Educação fomentou minha vontade de exercer a prática docente. Assim, aos 14 anos iniciei o ensino médio na modalidade de Curso Normal em uma instituição pública que é referência na cidade de São Gonçalo.

Ao passo que realizava projetos escolares, atividades pedagógicas e estágios na área da educação, mais eu me identificava com a esfera educacional e pedagógica, mas nessa época minha mãe já era mãe solo e além de me dedicar nos estudos também precisava encontrar uma fonte de renda para ajudar a pagar as despesas da casa, ou mesmo as minhas e poupar a única renda que entrava que era a do trabalho da minha mãe, que na época era motorista de ônibus urbano. Decidi que como estava estudando para ser professora, nada melhor do que trabalhar nessa área mesmo, já estava recebendo instrução suficiente para isso e desde criança estava acostumada com a dinâmica de compartilhar conhecimento. Sendo assim, a 'escolinha' de todo sábado, passou a ser noturna e minhas irmãs e eu começamos nosso primeiro projeto familiar: Explicadora 3 Irmãs. Em torno de 12 crianças, se reuniam em nossa sala, três vezes por semana, para serem auxiliadas nas atividades escolares de casa e realizarem atividades de reforço. Essa atividade, agora remunerada, foi o que nos permitiu ajudar com as despesas de nosso lar e  com nossa formatura. Assim, no ano de 2008 me formei no Ensino Médio, na modalidade do Curso Normal - Formação de Professores.14 de dezembro de 2008

O INÍCIO OFICIAL DA CARREIRA. Nos anos seguintes, trabalhei como educadora em unidades da rede privada de ensino, mas não me identifiquei com a rede. Também fui professora no Município de São Gonçalo no Projeto Mais Educação, que consistia em ofertar ensino integral às crianças matriculadas na Rede Pública de Ensino, proporcionando atividades lúdicas de reforço escolar no contra turno. Interagir, ensinar e acolher crianças de comunidades carentes nesse projeto foi uma experiência enriquecedora e reveladora para mim naquela época. Naqueles anos, percebi que o ensino público era a área em que eu queria atuar e fazer a diferença, além de aprender e crescer como profissional de educação. Mas a vida quis saber se era isso mesmo o que eu queria...

UMA PAUSA NECESSÁRIA. O projeto do município acabou e a partir daí, minha jornada na área da educação mudou drasticamente. Precisava trabalhar e sempre aceitava o que era ofertado na época. Não tinha outra opção! Assim atuei em áreas totalmente diferentes da minha formação durante sete anos embora nunca tenha deixado de lado o desejo de voltar a trabalhar em sala de aula. Sempre que uma oportunidade na área da educação surgia, eu buscava maneiras de retornar, mas simplesmente não aconteceu.

Nesse meio tempo, a busca por sustento, me levou aceitar serviços na área de serviços gerais, da construção civil, da saúde, do comércio, da comunicação, da gastronomia e até no ramo funerário. Nunca menosprezei tais experiências, já que elas me proporcionaram conhecer pessoas e lugares incríveis, desenvolver habilidades que jamais teria pensado que seria possível para mim e me deram memórias maravilhosas ao longo dessa jornada. Depois de conhecer muitas cidades e, até outros estados brasileiros e trabalhar em tantas áreas quantas fossem possíveis, mais convencida ficava de que a educação era minha vocação. 

A ESPERANÇA DE VOLTAR PARA A SALA DE AULA. Em 2016, surgiu uma oportunidade para que eu voltasse para a Educação. Eu morava em São Gonçalo e era telemarketing em Niterói e fiquei sabendo que haveria um concurso público para professor na cidade. Me inscrevi para fazer a prova e quase perdi o prazo para pagamento. Meu esposo que é meu maior apoio há quase uma década, na época era meu namorado e pagou a prova para que eu a fizesse. Eu trabalhava muito e quase não consegui estudar, mas fiz a prova. Não fui tão mal, mas fiquei no cadastro reserva e como havia centenas de pessoas na minha frente, esqueci completamente desse certame e segui trabalhando no que aparecesse. 

Como meu esposo era autônomo, logo que casamos, comecei a trabalhar com ele com prestação de serviços. Depois de dois anos, me ofereceram um trabalho como cuidadora de idosos em Niterói. Como era contramão de onde morávamos, decidimos mudar para a casa onde eu trabalhava e assim, sem nem suspeitar do que me aguardava eu estava morando na cidade onde havia feito o concurso público para a educação três anos atrás.

UMA VEZ PROFESSORA, SEMPRE PROFESSORA! Era o mês de março de 2019 quando soube através de mídias sociais que a prefeitura estava convocando o cadastro reserva do concurso que eu havia sido aprovada. Eu estava na expectativa e acompanhando pois a chamada havia parado muito perto do meu número de colocação. Depois de esperar ansiosamente por algumas semanas, em junho meu nome saiu em diário oficial da cidade com a convocação para ser professora em um dos melhores municípios do Rio de Janeiro para a educação. Realizei os procedimentos necessários, entrega de documentos, exames médicos e no dia 28 de julho escolhi a unidade de ensino onde iria trabalhar nos próximos cinco anos. 

A jornada continua... Hoje atuo como professora na educação infantil. Na época não seria minha escolha, mas fiquei surpresa em quanto essa etapa da educação pode ser incrivelmente encantadora e necessária para a criança. Fiquei por quatro anos trabalhando com bebês de quatro meses à um ano e meio. Foi uma vivência maravilhosa e me identifiquei nessa faixa etária. Esse ano minha turma tem dezenove crianças de três e quatro anos. Todos os dias eles me levam ao limite da exaustão e da satisfação ao mesmo tempo. É incrível como ser professora deles pode ser uma referência influenciadora em sua construção como cidadãos. Tenho apreciado essa experiência e estou buscando uma formação pedagógica atual que me qualifique ainda mais para continuar sendo uma educadora capaz, que inspire pequenos pensadores a serem seres humanos capazes de mudar o futuro! Atualmente estou concluindo a formação em pedagogia e almejo continuar meus estudos nas áreas da educação infantil e psicopedagogia. Sempre que conseguir, estarei postando alguns tópicos relacionados a meus estudos, à educação ou aspectos do cotidiano de uma professora de educação infantil. Sinta-se à vontade para ler e comentar minhas postagens!

Enfim, essa é parte da minha história. Sou a Professora Wanessa Cavalcante, muito prazer!" 



Comentários

  1. Uma excelente profissional que realmente ama o que faz, tem o respeito e carinho de todos e minha maior admiração parabéns professora por contribuirá com o futuro de nossos brasileirinhos.

    ResponderExcluir
  2. Quando há amor no que faz....o resultado e de uma excelente profissional🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  3. Brilho no olho em profissionais da educação é sempre um prazer de se ver!

    ResponderExcluir
  4. História incrível! Que bom que e descobrir o que ama e fazer isso !

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita sua trajetória. E também sua dedicação. Parabéns 👏 👏👏

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Vanessa você se mostra em cada artigo. Sucesso menina. Por mais Vanessas nesse Brasil

    ResponderExcluir
  7. Wanessa é uma excelente professora , apegada a bons padrões é inteligente, dócil, gosta de ajudar a todos que poder , se eu fosse dar a ela um título seria de ajudadora.

    ResponderExcluir
  8. Muito top, acredito que com a pureza que vc tem no coração, vc deve ser uma professora incrível.

    ResponderExcluir
  9. Uma excelente pessoa um exemplo de professora, dedicada atenciosa com as crianças,carinhosa um ser humano incrível

    ResponderExcluir
  10. Trajetória maravilhosa!! Continue assim!! Sempre humilde!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! Foi mto bom ver seu crescimento na sua jornada.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom ver vc batalhando para alcançar seus objetivos na vida, sem negligenciar os verdadeiros valores!

    ResponderExcluir
  13. Que história bonita! Cheia de superações e motivação. Parabéns pelo seu trabalho que é muito importante pra nós.

    ResponderExcluir
  14. Tenho certeza de que fará um ótimo trabalho, pois já tive o prazer de trabalhar com a Wanessa e ela é ótima em tudo o q faz

    ResponderExcluir
  15. Uma profissional engajada e muito empenhada no processo de aquisição de novos conhecimentos e práticas ! Um ser humano solícito,generoso e uma ótima parceira de trabalho !

    ResponderExcluir
  16. Ir à luta e seguir em frente é com ela mesmo ! Parabéns pela sua trajetória Wanessa !!

    ResponderExcluir
  17. Ah que lindo seu processoWanessa,Parabénssss continue assim :)

    ResponderExcluir
  18. Ótima pessoa, excelente profissional! Parabéns, desejo tudo de bom!

    ResponderExcluir
  19. Que a sua história possa inspirar outros a nunca desistir dos seus sonhos..!!! Parabéns Nessa.

    ResponderExcluir
  20. Eu acompanhei toda jornada , desde quando ainda estava em formação nos estágios , sempre foi excelente e dedicada em tudo o que faz . Parabéns amiga, história linda .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Wordwall: Criando jogos educativos

Práticas de Letramento